NOTÍCIAS



26/04/2021

GRANITO E O MÁRMORE? SAIBA COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO

     Antes de escolher entre o mármore ou granito, é preciso saber suas característica e aplicações.

     O mármore é composto por um mineral, a calcita. Já o granito é formado por três minerais (a mica, feldspato e quartzo), apresentando maior dureza, menor porosidade.

     O Brasil possui muitas jazidas de granito, está entre os grandes exportadores do mundo, concentrando seu beneficiamento nos estados do Espírito Santo, Ceará, Bahia e Paraíba.

 

    Ambos possuem alta qualidade, o importante é saber quais as aplicações mais indicadas. Aplicações: como escolher? O mármore deve ser utilizado preferencialmente em ambientes internos. Isto, porque o material sofre com a ação do tempo.

    Também deve ser evitada a utilização de mármore em áreas de tráfego intenso, pois se desgasta mais facilmente. Outro ambiente a ser evitado é a cozinha: por ser poroso, absorve gordura. Além do mais, não tendo resistência contra ácido, pode adquirir manchas e perda de brilho com produtos como vinagre, limão ou materiais de limpeza.

    O mármore é mais indicado que o granito para revestimento de paredes internas, porque é mais leve além de serem materiais clássicos.

    Cuidados a serem tomados: Qualquer peça de mármore ou granito requer apenas pano úmido. Se necessitar utilizar detergente, escolha sempre o neutro incolor. Nunca utilize produtos como água sanitária ou produtos ácidos ou corrosivos. No caso do mármore, é preciso, ainda, tomar muito cuidado com líquidos: café, refrigerantes, produtos oleosos, etc.